Ad Widget

Collapse

Problemas com zabbix_agentd 3.0.31 no Debian 9

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Celso Annes
    Junior Member
    • Dec 2020
    • 15

Problemas com zabbix_agentd 3.0.31 no Debian 9

Estava usando o zabbix_agentd 3.0.28 depois de atualizar para zabbix_agentd 3.0.31 minha trigger não funciona `mais`:

Ocorreu uma mudança no sistema de arquivos no Debian 9:
    Era
    Code:
    /etc/zabbix/zabbix_agentd.d
    e foi para:
    Code:
    /etc/zabbix/zabbix_agentd.conf.d/
    Os logs tambem mudaram:
    Era
    Code:
    /var/log/zabbix/zabbix_agentd.log
    e foi para:
    Code:
    /var/log/zabbix-agent/zabbix_agentd.log
    Meu zabbix_agentd.conf era:
    Code:
    PidFile=/var/run/zabbix/zabbix_agentd.pid
    LogFile=/var/log/zabbix/zabbix_agentd.log
    LogFileSize=100
    EnableRemoteCommands=1
    LogRemoteCommands=1
    Server=100.220.254.1
    AllowRoot=1
    Include=/etc/zabbix/zabbix_agentd.d/
    Tive que atualizar para se encaixar nas novas configurações de pastas:

Code:
    PidFile=/var/run/zabbix/zabbix_agentd.pid
    LogFile=/var/log/zabbix-agent/zabbix_agentd.log
    LogFileSize=100
    EnableRemoteCommands=1
    LogRemoteCommands=1
    Server=100.220.254.1
    AllowRoot=1
    Include=/etc/zabbix/zabbix_agentd.conf.d/*.conf
    Eu tenho agents rodando na versão antiga e na versão nova, os que estão na versão 3.0.31 os que estão na versão 3.0.28 estão funcionando bem, os da versão 3.0.31 não.
    A trigger é a seguinte:
    Code:
    {viabat:system.run[/sbin/iptables-save | grep "INPUT DROP" | wc -l].last()}=0 or {viabat:proc.num[,,,fail2ban\-server].last()}=0 or {viabat:system.run[/sbin/iptables-save | grep -i "f2b-ASTERISK" | wc -l].last()}=0 or {viabat:system.run[/sbin/iptables-save | grep -i "f2b-ssh" | wc -l].last()}=0

Olhando no zabbix_agentd.log eu vejo que os comandos estão sendo executados porem as respostas são diferente conforme a versão:

zabbix_agentd 3.0.28
    Code:
    21881:20201202:120144.809 EXECUTE_STR() command:'/sbin/iptables-save | grep "INPUT DROP" | wc -l' len:1 cmd_result:'[COLOR=#c0392b][B]1[/B][/COLOR]'
    21881:20201202:120144.809 Sending back [[COLOR=#c0392b][B]1[/B][/COLOR]]
    zabbix_agentd 3.0.31
    Code:
    18670:20201202:120059.957 EXECUTE_STR() command:'/sbin/iptables-save | grep "INPUT DROP" | wc -l' len:1 cmd_result:'[COLOR=#c0392b][B]0[/B][/COLOR]'
    18670:20201202:120059.957 Sending back [[COLOR=#c0392b][B]0[/B][/COLOR]]
    Na versão 3.0.31 o retorno é 0 (ZERO)

Se eu executar os comandos diretamente no console, eu tenho um retorno positivo:
    Code:
    # /sbin/iptables-save | grep "INPUT DROP" | wc -l
    1

# /sbin/iptables-save | grep -i "f2b-ASTERISK" | wc -l

3
    # /sbin/iptables-save | grep -i "f2b-ssh" | wc -l
    3
    O que não deveria gerar alertas no Zabbix, mas todos os clientes que estão com zabbix_agentd 3.0.31 estão alertando como se um dos resultados fosse igual a zero.

Alguém sabe o que esta acontecendo, o que pode ser feito para resolver este problema?

Last edited by Celso Annes; 03-12-2020, 13:48.
  • mfortes
    Senior Member
    • Oct 2019
    • 416

Quando o item é checado ele não gera nenhum alarme/info no log? Ja tentou elevar o DebuggLevel para 4 e ver oque ta rolando?

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
    Medium: mromeiro-f

Comment

• Celso Annes
      Junior Member
      • Dec 2020
      • 15

Originally posted by mfortes
      Quando o item é checado ele não gera nenhum alarme/info no log? Ja tentou elevar o DebuggLevel para 4 e ver oque ta rolando?
      Neste momento o DebuggLevel esta em 5, no post que eu fiz eu explico isso, com o zabbix_agentd 3.0.28 o retorno é 1, com o zabbix_agentd 3.0.31 o retorno é 0, se eu executar o mesmo comando executado pelo zabbix_agent o retorno é 1, que é o retorno correto.

Comment

• Celso Annes
        Junior Member
        • Dec 2020
        • 15

Consegui resolver!
        O problema é que a versão mais nova zabbix_agentd 3.0.31 não roda mais como usuário root, agora quando instalado ou atualizado ele roda com o usuário zabbix, por isso ele não consegue rodar comando que precisam de permissões privilegiadas.

Resolvi o problema com esta documentação oficial: https://www.zabbix.com/documentation..._agent_as_root

Comment

Working...